Apresentação

O gabinete é espaçoso. Seu mobiliário é antigo, mas muito bem conservado; madeira de boa qualidade. O assoalho, no entanto, costuma ranger nos dias de muito calor ou frio. Se tudo ali estivesse em perfeita ordem, se cada gaveta, armário e caixa estivessem fechados, o lugar poderia ser classificado como ordinário. Mas esse não é o caso... 

E o que o gabinete abriga pode receber qualquer adjetivo, menos "ordinário". Há Estranhezas por toda parte. Ocupam as prateleiras, espalham-se sobre as duas grandes mesas e formam pilhas no tapete - sendo ele mesmo, uma Estranheza. Nos arquivos, elas são o tema de incontáveis páginas, aparecem em fotografias e filmes, falam através de fitas cassete e CDs.

Há Estranhezas de todas as partes do mundo (deste e de outros), das mais variadas culturas, dos mais longínquos tempos. Sem elas, a sala seria apenas mais um espaço de trabalho, estudo e devaneios. Mas sua presença insólita faz dele um local único: o Gabinete das Estranhezas.

*   *   *

O Gabinete de Estranhezas - GdE - tem por objetivo promover o diálogo, estudo e práticas a respeito de temas que desafiam a razão e o atual conhecimento científico, mas jamais ignorando ambos. Pelo contrário, um tema só se torna de interesse para o Gabinete caso não tenha sido esclarecido pelo conhecimento científico vigente. O GdE é um projeto que engloba este blog, o podcast, os perfis no Instagram e Twitter e o oferecimento de sessões de Oneirologia e Tarot Especular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário